quarta-feira, 21 de maio de 2014

Biomédicos e suas habilitações


O biomédico é um profissional da área de saúde com um amplo campo de trabalho: atualmente são 35 habilitações aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Fizemos uma pesquisa em sala de aula, para analisar a habilitação que os alunos pretendem atuar.

Fizemos uma pesquisa com 74 alunos de biomedica no primeiro semestre do curso. No caso de uma fertilização in vitro, uma das especialidades mais desejadas, não é o biomédico que faz a coleta de materiais, mas é ele que cuida de todo o procedimento em si: vai analisar o material e ver se ele é apropriado para o reimplante, é ele que diz se o embrião é ou não adequado, e ele também pode fazer o trabalho de aconselhamento genético junto com uma equipe multidisciplinar.


Então para quem interesse em seguir essa área. Nos primeiros meses de curso, o aluno terá contato com as disciplinas básicas da profissão e, entre elas, há matérias de exatas. Terá aulas de matemática, química, física, biofísica, bioestatística, terá muito conteúdo de ciências exatas. São conteúdos fundamentais para uma boa formação.
A partir do segundo ano, os alunos terão aulas mais específicas da área de saúde, como farmacologia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, anatomia, histologia, genética, patologia, imunologia, análises clínicas, entre outras.
Se você está pensando em fazer Biomedicina, pesquise bem. Mas quero te dizer que é apaixonante. E para você que é estudante escolha com sabedoria sua habilitação, para ser um profissional realizado.